Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Selfie de vinho

Procurando uma foto, inspirada pelo #tbt, fui passando o rolo da câmera do celular em busca de uma minha. Sozinha. Apenas eu.

Depois de passar por zilhões de imagens, a maioria de MM, achei. Eu e uma taça de vinho há dois meses. Uma selfie que nem me agrada. Mas, está  lá.

De fato. Depois de MM, a taça de vinho tem sido minha principal companhia nos últimos quatro meses. E olha que ela nem é tão assídua assim. Mas, quando aparece, ajuda.

É que os últimos quatro meses foram bem revoltos por aqui. Sim, pandemia e confinamento pesam para todo mundo. E, acredito eu, trouxeram à tona questões que não podem mais esperar para ser resolvidas.

Talvez no campo profissional, ou na vida amorosa. No relacionamento familiar, ou na saúde... tudo que estava sendo adiado e deliberadamente ignorado, emergiu. Não há mais espaço debaixo desse tapete.

Por aqui, a caixa de pandora não deixou pedra sob pedra.

Canos podres estouraram. Malas pesadas arrebentaram. Crianças internas feridas espernearam. 

Sentimentos sufocados sufocaram. O que nunca havia sido dito saiu gritado. Expectativas se frustraram. Vidas terminaram. 

Passado o tornado, o desafio é olhar para todo o estrago, respirar fundo e arrumar cada cantinho da bagunça. 

Sem superestimar a resiliência, achando que a faxina vai ser feita todo de uma vez. 

Sem subestimar a resiliência, achando que não vai se adaptar.

Um cômodo de cada vez, tudo vai se ajeitando. Mas, organiza mesmo!
Não dá mais pra juntar tudo numa caixa, fechar, jogar em cima do guarda-roupa e fingir que não existe.

Cedo ou tarde ela cai na sua cabeça.

Encara cada pedacinho que está fora do lugar. Olha para cada caquinho, se ressinta - se estiver fazendo falta - mas, aceite que quebrou. Não cola mais. Junta tudo e joga fora, se não te serve mais.

Se tem conserto, conserte! Coloque a mão na massa, aperte os parafusos, troque a bateria, faça funcionar! Sem gambiarras. Sem remendos provisórios.

Tudo isso é cansativo. Faça no seu tempo. Tudo bem parar pra respirar. 

Toma uma taça de vinho antes de recomeçar. E tira uma selfie. Daqui há alguns meses ela vai servir pra te lembrar que é preciso celebrar porque, apesar de tudo, restou você.  














Nenhum comentário:

Postar um comentário