Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

As vozes de 'Torto Arado'

Após 1 ano e meio na fila, Torto Arado saiu da estante e passou a ser meu companheiro diário nas idas e vindas entre minha casa e o local de trabalho. 

O ano começou com o retorno ao formato 100% presencial e a leitura prazerosa foi a forma que eu encontrei de tornar esse deslocamento proveitoso de alguma forma. 

O livro merece todo o barulho que causou. E agora entendo o estardalhaço em torno de @itamarvieirajr . Uma narrativa que mexeu com as minhas entranhas. Revelou tudo de Belonísia e Bibiana que há em mim, que traz junto Salus, Donanas, Marias Cablocas. 

Falo do lugar de uma mulher preta, que sentiu de forma visceral toda a trama. Sob a minha perspectiva, Torto Arado é um enredo de histórias protagonizadas por mulheres, contatada por mulheres, revelando as dores e as delícias do povo quilombola que resistiu (e segue resistindo) depois da emancipação tardia e que apenas mudou o nome do regime de servidão imposto. 

O mérito do autor é dar voz a esse povo. É permitir que falem e disputem a narrativa. E, sim, é uma obra de ficção. Mas não é. Há milhares de Bibianas, Belonísias, Salus e Donanas nesse país, que ouviram as histórias das mães e das avós, que repassaram histórias das mães e das avós... a oralidade também é um legado de resistência da população negra. E a forma como Itamar Vieira Jr escolhe as narradoras dessa história é sensível e genial. 

Torto Arado é essencial para qualquer pessoa que queira entender a verdadeira História do Brasil. Felizmente, o livro já começou a aparecer na lista de vestibulares de universidades do país. 

A melancolia me envolveu após a reflexão gerada pela leitura. Tanto que esperei tudo decantar aqui, antes de escrever sobre isso. Sigo no processo, mas agora envolvida pela esperança: perceber como avançamos desde nossa família que sofreu por séculos em cativeiro é perceber a soberania da nossa tecnologia de resistência. E nos orienta a seguir firmes, com a certeza que os que virão terão ainda mais legados e abrirão novas fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário