Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Besides summer

Sou uma pessoa completamente solar.
Sou movida a calor.
Quanto mais quente, melhor.

No inverno eu só tenho vontade de comer. E de dormir. Uma combinação que, para o meu metabolismo, é catastrófica.

Não que na estações quentes eu não sinta vontade de comer. "Vontade de comer" anda comigo sempre, somos inseparáveis. 

Mas, com sol, a gente sente vontade de suco refrescante (saudável), açaí (saudável), água de coco (saudável), salada de frutas (saudável - tá, não muito porque rola um leite condensado).

No frio, eu quero chocolate quente, chocolate frio, chocolate no fondue, chocolate no capuccino, chocolate na sopa, chocolate.

Foi por isso que eu escolhi a Austrália! Um país quente, cheio de surfistas, sol a pino, pessoas descalças nas ruas...

Até agora, eu só vi pessoas descalças nas ruas. 

Sim, elas vão descalças ao supermercado porque, convenhamos, deve ser muito mais confortável

Cheguei em Sydney no finalzinho do Outono e, agora, o Inverno já mostrou a que veio. A mínima chegou a 10°C. Isso, para uma goiana, tem sensação térmica negativa. Ou seja, tá frio.

Não foi extamente esse o planejado. Minha mala tinha muito mais shorts do que casaco e meia. Tinha canga, não gorro. E, porra, como eu sinto frio na orelha!

Mas, além dos gastos não previstos com moletons, mantas e guarda-chuva, tem outras supresas que podem fazer uma pessoa solar curtir o inverno. E, melhor, fugir do que é óbvio. 

Nem só de verão vive a Austrália

No inverno também tem praia. Elas continuam lindas e a vista é estonteante, mesmo sem o calor de 40°C


Bondi Beach - dizem que a água fica morna no inverno. Eu nao pago pra ver

E se não dá para colocar o biquini e curtir o marzão do Pacífico, dá para sentar na areia, de jeans e tenis, e contemplar o Sol - que entra na água majestoso como sempre, sem saber se é verão ou não


Rose Bay 
Além disso, o inverno muda o tipo de relação que estabelecemos com a cidade. 

Se no verão você quer o ar-condicionado só pra você, não aguenta dormir de conchinha porque morre de calor e dispensa abraços apertados e calorosos porque está toda suada...

No inverno você quer mais é ficar perto, dormir abraçadinho e adora um contato físico, para trocar calor humano.

Eu e Sydeny estamos quase íntimas porque o frio nos aproximou

Se no verão você veste um short, calça uma rasteirinha e faz um rabo de cavalo para sair a noite, porque "tá calor e eu só quero ir ali tomar um chopp gelado"...

No inverno você procura o lenço fino de estampa vintage para enrolar no pescoço, tira a bota de couro do armário e passa aquele batom berinjela tendência, porque "tá frio e eu quero ser fina"

Sydney faz a mesma coisa! No inverno, ela se enfeita todo para sair a noite



Vivid Festival 
O Vivid Festival foi uma grata surpresa. Nunca tinha ouvido falar. E, se viesse no verão, talvez continuaria sem saber. 

São quase 20 dias de um festival que deixa a cidade especialmente iluminada. Os principais monumentos de Sydney recebem projeções que alteram as cores e, ilusoriamente, a textura e até a dimensão das construções.

Além das luzes, tem festas especiais e eventos que privilegiam a cena contemporânea da cidade em diversos setores - arte, arquitetura, tecnologia, e por aí vai.

No verão tem praia, tem mar, tem areia, praia, mar e areia.

No inverno tem o quê? Tem filme!!!!!!



Friozinho pede filme - Sydney sabe disso!



State Theatre
É no inverno que acontece o SFF (Sydney Film Festival) e você tem duas semanas inteiras com cerca de 300 filmes passando nos quatro cantos da cidade. 

Além de privilegiar a cena cultural e dar aquela força para a Sétima Arte, o inverno te dá a chance de assistir a um filme em um palácio gótico construído na década de 1920!

São dois em um: você assiste ao filme depois fica dando umas voltas, tirando umas fotos, reparando nas porcelanas e nos lustres, que podem matar uma pessoa se despencarem do teto.

Além de pipoca e refrigerante, eles vendem cerveja, espumante e cálices de vinho para esquentar a sessão - e as gordices de sempre, como sorvete e jujuba. 

Estudante que sou, passei no supermercado antes e comprei duas barras de chocolate (Lojas Americanas fellingspor AUD$ 2.00 - acredite, era promoção

Eu queria mesmo o vinho, mas a gente tem que ter prioridade na vida e eu preciso pagar o aluguel.

São essas supresinhas da 'Sydney fria' que estão me fazendo olhar com mais simpatia para o inverno. O vento e as baixas temperaturas fazem a gente festejar todo raio de sol e sempre ter um tempinho para admirar o azul do céu.

E aí, partindo para as reflexões bregas que tomam conta da minha cabeça (principalmente tendo a mim mesma como única companhia na maior parte do tempo), concluo que, sim: a vida é o que a gente quer que ela seja! 

Sempre fui do verão e estou achando encantandor baixar a guarda para o inverno. 

Aliás, está sendo encantador - e assustador também - baixar a guarda. 

Sabe "convicções"? Tenho váááárias; elas que sempre direcionam as minhas decisões.


Tinha


De repente, todas elas desmoronaram. Não tenho mais certeza de nada. 

De na-da.

E agora?

E agora que é ótimo não precisar explicar para as minhas convicções porque eu escolhi inverno e não verão. Eu simplesmente quis. E, amanhã, posso querer verão de novo. 

A vida é assim, inconstante. E é bom que seja! É só assim que a gente faz dela o que quiser. Nada é definitivo. Nada é determinante. Nada é para sempre. E não são apenas duas opcões - há uma infinidade delas entre um oceano e outro.

Um mundo todo de possibilidades.

Osho* tinha razão: "a vida é a energia que trazemos a ela".

É bom ficar atento para escolher sempre o lado positivo - ainda que seja inverno e não verão.

E é bom lembrar também do "tudo posso, nem tudo me convém". Porque, né? Eu escolho viver de chocolate, mas sei que posso não caber na poltrona do avião quando voltar pra casa. A escolha é nossa, mas sempre rola uma consequência.

(Acho que sobrou uma convicção)


*Não tive a oportunidade de perguntar a ele, então nao sei se Osho disse mesmo isso. Nem deveria publicar, já que não consegui checar a informação. Mas, como estou numa fase "quase sem convicções", publiquei. No entanto, o blog está à disposição para eventuais solicitações de direito de resposta.





Um comentário:

  1. Que texto caloroso, rsrsrs mesmo não sendo verão. Adoro o frio só pra dormir de conchinha. E nao gosto pra sair. Tem que se entupir de roupa, sim bebê porque não sou pyryguety que não sente frio . kkkkk E no mais ri horrores por causa do chocolate x poltrona do avião. Vc é hilária!!!! E as CONVICÇÕES a gente vai RENOVANDO-AS. ;)

    ResponderExcluir